sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Há seis anos, após deixar São Paulo onde residia, depois Recife, Ana Maria Caldas veio fazer um reflorestamento no sertão pernambucano. Assim começou a tomar forma um projeto seu; construir uma micro-floresta (mata, semi-árido) em área urbana ou próxima servindo como referência para educação ambiental, resgatando em pelo menos 50% da fauna e flora nativas para transformar posteriormente em reserva ecológica, mas, sobretudo, estimular o reflorestamento na região.




Talvez seja utopia, mas o seu desejo é mostrar o Portal Ecológico Isaura Gomes de Mélo ao Brasil e dizer que é possivel, com a vontade e participação de artistas, autoridades, empresas privadas e outros transformar em realidade esse sonho; Construindo Micro Florestas em todos os municípios do Brasil começando pelo semi-árido no Nordeste.



Eu, Federico, que sou um gato muito responsável, asseguro-lhe que mesmo com muita dificuldade e sem nenhum incentivo de fora, nenhum respaldo financeiro mas com muita dedicação e amor pela natureza nós estamos conseguindo, ou seja, já temos o modelo dessa micro-floresta em construção.




À partir de um terreno pobre, ausência total de animais silvestres, algumas poucas árvores mirradas e sobreviventes de freqüentes secas, ecossistema completamente degradado, o choque com uma vida rústica, nenhum estímulo, Ana Maria Caldas respirou fundo, pediu proteção ao criador e começou o trabalho... pouco tempo depois viu brotar de um precário viveiro, tímidas folhinhas de sementes nativa que ela fizera germinar com amor e música clássica. Muitas dessas, hoje são árvores abrigando pássaros que raramente eram encontrados na região.

Um comentário:

  1. Oi,Frederico!
    Que lindo ver o resultado de um grande esforço ser recompensado.Parábens para Ana Maria.Miau prá vc.

    ResponderExcluir